OS TRÊS REIS MAGOS ERAM ASTRÓLOGOS


Kepler – astrónomo alemão que descobriu as leis do movimento planetário e Newton, estudaram o céu para verificarem que luz era aquela mencionada como “Estrela de Belém”, e hoje com a facilidade dos computadores, pode-se afirmar sem dúvida a mesma conclusão que eles chegaram: a estrela avistada pelos reis Magos se referia a conjunção de Lua, Marte, Júpiter e Saturno, todos no Signo de Peixes, a 20 de Fevereiro do ano 6 AC, um indicativo de sofrimento e de martírio para chegar a uma transcendência.

Diz Mateus: “tendo nascido Jesus em Belém na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns Magos que perguntavam: onde está aquele que é nascido Rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo...” foram denominados de Belchior, Gaspar e Baltazar.

Os Magos pertenciam a doutrina de Zaratustra e sua principal tradição era o estudo da Astronomia e da Astrologia. Até hoje os sacerdotes Persas são Astrólogos.

Eles vinham de diferentes regiões, um era Caldeu, um era Medo e um era Persa, regiões que hoje se situam entre o Iraque e o Kuwait. Por possuírem os mesmos conhecimentos, entenderam os presságios do céu e se dirigiram para a mesma região, eles estavam em sintonia, com a percepção, que era o que a Era de Peixes anunciava.

As Noites santas representam uma época em que visitamos conhecidos e amigos, levando o alegria as suas casas. Isso na nossa cultura é denominado de “Folia de Reis” ou reisado. É solicitado ao dono das casas alimento e descanso para poder prosseguir a viagem. No final de 12 dias de caminhada, mas de alegrias só na parte da noite, é celebrado uma ceia e pedidos são feitos aos Reis Magos, esse dia é considerado o dia da Gratidão. É uma festa popular também na Europa.
Os Reis Magos levaram três presente ao Deus-menino, contendo neles uma grande simbologia:

- ouro: a realeza, a riqueza de alma;

- incenso: a divindade, a subida da alma;

- mirra: a perpetuação ( era um óleo que servia para embalsamar os mortos).

A luz que os Reis avistaram representa a luz interior do homem, sua consciência de história de vida e sua crença diante do Divino, que traz a partida para o processo de evolução. A luz da Estrela é o sentido de direção, para podermos buscar nosso caminho e encontrar nosso interior, nossa consciência.

Os Magos representam os homens de diversas regiões, mas unidos por um mesmo ideal. Podemos ter energias diferentes, nacionalidades diferentes, ideais diferentes, crenças diferentes, mas é sempre uma mesma força que nos comanda, chamada de Fé.

As doze noites simbolizam os doze signos e as doze casas. Representam nossa caminhada de evolução ao longo do ano. São as etapas que cumprimos para chegarmos a nossa consciência e com ela a gratidão de termos atingido a luz que ilumina nosso interior.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Taróloga Cartomante Margarida Fernandes © 2012 |Wintech | Alojamento : WebHS