Matar piolhos
Faz-se uma mistura de borralha (cinzas quentes) peneirada com petróleo ou laranja azeda. Mexe-se bem e esfrega-se a cabeça com esta pasta.
Aliviar as dores de ouvidos
No ouvido onde se sente a dor deita-se leite de uma mulher que esteja a amamentar.
Matar lombrigas
Dar às crianças, uma vez por mês, leite fervido com um dente de alho.
ou
Tomar uma colher de azeite com açúcar.
Eliminar o treçolho (inflamação na pálpebra)
Esfrega-se o dedo na palma da mão e coloca-se o dedo aquecido em cima do treçolho.
Tratar a papeira
Quando uma criança tem a papeira deve colocar o pescoço na canga do gado, acabado de descangar.
Parar o sangue solto pelo nariz
Colocar dois pauzinhos em cruz nas costas do doente.
Fazer baixar a febre
Coloca-se um pano molhado em água fria na testa do doente.
Eliminar os cravos nas mãos
Sem ninguém ver contam-se os cravos que se tem nas mãos. Depois por cada cravo coloca-se, dentro de um saco, uma areia de sal. Põe-se o saco numa fonte. Os cravos passam para a pessoa que levar o saco.
ou
Promete-se uma dúzia de cravos (flores) a São Bento.
Tratar uma íngua (inflamação nas virilhas)
Com as mãos faz-se rodar uma foice à volta da perna que tem a íngua e vai-se dizendo: «Íngua e forca vai a Roma, íngua e forca ficou». Reza três vezes o "Pai Nosso" e a "Avé Maria".
Eliminar a azia
Tomar uma colher de açúcar ou mastigar um rebento de oliveira.
Tratar impingens (erupções cutâneas)
Com uma mistura de borralha e azeite, unta-se a impinge com uma pena de galinha e diz-se a seguinte reza: «Impinga repinga sai-te daqui, cinza do lar é contra ti. Eu te talho, eu te corto, pela graça de Deus e da Virgem Maria, um Pai Nosso e uma Avé Maria».
Encontrar gado perdido
Vai-se a uma capela ou igreja que tenha a imagem de Nossa Senhora de Fátima e diz-se: «Nossa Senhora aparecida trazei-me o gado que perdi». Rezar 10 vezes a Avé Maria, 10 vezes a Santa Maria, 5 vezes o Pai Nosso e ficar um dia de jejum.
Fazer crescer a massa do pão
Depois de meter o pão no forno e com a porta aberta procede-se do seguinte modo: com a pá do forno faz-se uma cruz na porta e diz-se: «Cresça o pão no forno, a graça de Deus pelo mundo, vivam os lavradores e morram os malfeitores».
Contra o bruxedo / mau olhado
Prepara-se um caco de telha. Dentro colocam-se brasas, alecrim, erva da inveja, palhas alhas, sal virgem e pontas de vassoura de giesta. Defuma-se o animal ou pessoa em cruz e vai-se dizendo: «Deus que te deu, Deus que te criou, Deus que te tire o mau olhado que contigo entrou, pela graça de Deus e da Virgem Maria, reza-se um Pai Nosso e uma Avé Maria». Leva-se o caco a uma encruzilhada de caminhos.
Eliminar sangue pisado
No local do sangue pisado colocam-se várias sanguessugas (número de sanguessugas é de acordo com o tamanho da nódoa). Quando as sanguessugas estiverem cheias caem despegando-se da pele.
ou
Aquecem-se côdeas de pão de milho e amassam-se com vinagre quando estiverem bem quentes. Espalha-se essa pasta no local da nódoa e cobre-se com um pano.
Talhar a erisipela (doença cutânea)
«Pedro e Paulo foram a Roma. Encontraram Nossa Senhora que lhe perguntou: Onde vão? Vamos curar uzipela que muita gente morre dela. Ide e curai-a com sumo de oliva e pena de galinha. Por a graça de Deus e da Virgem Maria um Pai Nosso e uma Avé Maria».
Acalmar as trovoadas
Quando troveja as pessoas costumavam dizer a Santa Bárbara a seguinte reza: «Santa Bárbara Virgem se levantou e no seu livrinho de ouro pegou. O Senhor lhe perguntou: Para onde vais Bárbara? Vou juntar trovoadas que andam pelo mundo espalhadas. Pois Bárbara virgem [vai] e junta-as para onde não haja pão, nem vinho, nem bafo de menino, nem galo a cantar, nem boi a urinar. Pela graça de Deus e da Virgem Maria, reza-se um Pai Nosso e uma Avé Maria».
ou
Lança-se no lume da lareira três raminhos de oliveira benzidos no Domingo de Ramos.
"Deitar" galinhas
Faz-se um ninho de feno. Escolhem-se os ovos que têm de ser frescos e bons. Para ver a galadura do ovo, coloca-se o mesmo contra a luz de uma vela. Colocam-se os ovos no ninho, um a um e vai-se dizendo a seguinte reza: «São Salvador que nasça tudo pitas e um só galador».
ou
«Pito, pitão tudo pitas e um só galão».
0 comentários:
Enviar um comentário